domingo, 19 de setembro de 2010

Lavanda...

Plantaçao de Lavanda - Provence - França
O gênero Lavandula compreende um grupo de plantas floríferas, herbáceas ou subarbusivas, que podem ser anuais ou perenes. As espécies mais cultivadas são a lavanda-inglesa (L. angustifolia ou L. officinalis), a lavanda-francesa (L. x intermedia) e a lavanda-espanhola (L. stoechas). Esta última, assim como L. dentata, e L. multifida são largamente utilizadas no paisagismo, enquanto que a lavanda-inglesa e a lavanda-francesa apresentam maior aptidão como medicinal e na extração de óleo essencial para perfumaria.
O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.
As lavandas são excelentes para compor maciços, bordaduras ou pequenas cercas-vivas, mas podem prestar-se como arbustinhos isolados ou em grupos irregulares, perfeitos em jardins de estilo inglês. Não devem faltar também em canteiros de ervas e desenvolvem-se muito bem em vasos e jardineiras. Estas pequenas plantas revelam-se polivalentes, com usos paisagísticos, medicinais, aromáticos, industriais e até culinários. Podemos ainda utilizar as flores secas para embelezar e perfumar arranjos florais e em misturas pot pourri de ervas perfumadas.
Campos de Lavanda - Provence - França
Rústica, a lavanda não é exigente quanto à fertilidade do solo, mas este deve ser muito bem-drenado e receber isolação direta. Pode-se realizar podas leves de formação e adubações ricas em fósforo para estimular a floração. Aprecia o frio mediterrâneo ou subtropical. Tolera a seca, o frio e as geadas, sendo que algumas espécies e variedades toleram o calor tropical. Multiplica-se por divisão da planta, estaquia ou por sementes.
Tem sido vista em muits jardins atualmente... aí vai a dica para compor seu jardim!
Abraços...

4 comentários:

  1. Querido amigo (a),

    Feliz Natal e um Ano de 2011 excelente!

    (`'•.¸ (`'•.¸ (`'•.¸ ♥♥♥ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)
    «♥♥…Coisinhas * Outras. ...♥♥»
    (¸.•'´ (¸.•'´(¸.•'´ ♥♥♥ `'•.¸)`' •.¸)`' •.¸)

    ResponderExcluir
  2. OLá Márcia! adorei teu blog...sou aromaterapeuta e me identifico demais com a lavanda...por causa dela te encontrei...abrs Cláudia
    http://claudiaroma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Márcia!

    Simplesmente, lindo!

    Realmente uma das mais belas paisagens, e tive a oportunidade de ver quando estive na Europa, em 2000 e 2004...
    Tínhamos ido visitar um mosteiro na vila de Gordes, e no roteiro, aproveitamos para apreciar as plantações de lavanda, um espetáculo maravilhoso..

    ótima postagem, Márcia!!

    Um ótimo dia pra ti...

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcia,
    Moro em Cambará do Sul, Campos de Cima da Serra e gostaria de iniciar uma pequena plantação de lavanda, experimental. Acredito que, respeitada a questão da drenagem conseguíriamos um pequeno campo de lavandas. Poderias me informar onde encontraria dicas de plantio, espécies e aquisição de mudas? Muito obrigada! Ândrea.

    ResponderExcluir