sexta-feira, 4 de junho de 2010

A delicada Frésia...

A Frésia é pertencente à família das Iridáceas, também conhecida em algumas regiões do Brasil por junquilho. Trata-se de uma bela e perfumada flor originária do sul da África. Por suas cores vivas e o marcante perfume. A Frésia é muito utilizada na criação de arranjos florais decorativos. Nos jardins, seu plantio é recomendado em bordadura de canteiros, mas o resultado só será compensador, se houver boa incidência de luz no local.
As espécies apresentam muitas cores, geralmente fortes, que vão desde um azul puro, passam pelo púrpura e chegam ao branco. Reproduz-se por meio de bulbos perenes. Floresce nas regiões de clima frio a temperado, normalmente no final do inverno e prossegue na primavera.
Cultivo
Recomenda-se em locais ensolarados e com clima ameno, pois os bulbos precisam de temperatura fria para iniciarem o processo de germinação. No plantio, o ideal é manter uma distância mínima de 5 a 10 cm entre um bulbo e outro, que devem ser cobertos com terra solta.
Solo e umidade
O ideal é o solo solto, leve e não saturado de água. Regar levemente uma vez por semana durante o primeiro mês.
Época de florescimento
Com boa incidência de luz e regas corretas, as folhas e pendões florais brotarão da metade para o final do inverno, independente da época do ano em que o bulbo foi plantado. O florescimento se prolonga horizontalmente, em todo o pendão floral.
Armazenamento dos bulbos

Os bulbos, quando dormentes, devem ser armazenados em local fresco e ventilado, para que sejam plantados de março a maio. Em cultivos do ano anterior, não é necessário extrair os bulbos do solo, pois a dormência é interrompida naturalmente, voltando a florir na mesma época do ano, ou seja, no final do inverno.
Além de colorir os jardins, também encanta nos casamentos desde nos arranjos até nas combinações com rosas, orquídeas, copos de leite, tulipas, e etc no buquê das noivas pela sua beleza e delicadeza e seu suave perfume...
Fica a dica para as futuras noivas...
Abraços!

3 comentários:

  1. Não conhecia essa flor, é linda!! ótimo post!! bjokinhas

    ResponderExcluir
  2. Lindo blog, também adoro a natureza, e em especial os animais, tenho um blog que fala sobre cães, esses bichinhos lindos que nos amam muito sem querer nada em troca, visite também...
    Abraço...Caci

    ResponderExcluir
  3. Olá MARCIA, bom dia!

    Passeando pelo seu blog, já dei de cara logo o que mais amo, admiro e cultivo... Orquídeias e Rosas...
    Cultivo Roras e Orquídeas, onde tenho mais de 40 espécies, nas quais algumas especiais.
    Essa época as Orquídeas começão a brotar seus primeiros botões, onde agora em agosto e sentembro elas enlouquecem e se abrem, aí mais louco fico eu em admirá-las.. Muito lindo!

    Amei seu blog e as matérias postadas

    PS! Não consegui te seguir, pede uma outra conta, sei lá que conta é essa, mas tudo bem, já tenho seu endereço e passo aki para sempre dar um oi...

    Um lindo domingo pra ti

    MArcio RJ

    ResponderExcluir