domingo, 30 de agosto de 2009

Magnólia - Magnífica

Nas minhas andanças por aí... encontrei essa flor... nunca tinha visto!!!! Foi amor a primeira vista!!!! Vi ela na Universidade de Passo Fundo (aliás as fotos são lá de Passo Fundo - UPF)... perguntei a várias pessoas qual o nome dela e ninguém sabia me responder... estava encantada e doida para saber as características botânicas dela... mas nada... Até que ontem fuçando na internet encontrei uma fotografia dessa linda flor... Magnólia... por fim o mistério foi desvendado... Estou encantada pela beleza dela...
Estou pesquisando sobre ela e logo logo a descreverei para vocês com detalhes!!!!!
Um grande abraço à todos!!! Ótimo Domingãoooo...
Abraço

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cerejeiras - Parque do Carmo (SP)

Como nos parques do Japão, os paulistanos tiveram no dia 02/08 a chance de observar a florada das cerejeiras em São Paulo. Foi no Parque do Carmo, na zona leste da cidade, durante a 31° festa das Cerejeiras com danças típicas e comida japonesa. A comemoração é para saudar as flores dadas pela Sakura (comentei em um dos antigos posts) uma espécie de cerejeira que não dá frutos, apenas flores ornamentais. A florada dura apenas dez dias...
A festa teve início nas comemorações de 70 anos da Imigração Japonesa no Brasil, quando para festejar a data, um grupo de japoneses da região se organizou para enfrentar o desafio de plantar Sakura (cerejeira) mesmo com a dificuldade do clima tropical brasileiro. Hoje, mais de 30 anos depois, o evento se fortalece e chega a receber cerca de 5 mil pessoas.
O parque tem cerca de 1000 árvores, plantadas há 34 anos, com mudas que vieram do Japão. De acordo com Koniti Wada, que participou do primeiro plantio, inicialmente as plantas não se adaptaram ao clima local e foram necessários 3 anos de trabalho para ter muda adaptadas. No Japão, cada árvore costuma viver até 100 anos. No Brasil, os especialistas calculam que elas não devem passar dos 50 anos. Por isso, novas mudas estão sendo plantadas em todo o bosque.
As flores da Sakura funcionam como uma espécie de radar das estações. A florada acontece entre o inverno e a primavera e anuncia o fim e o começo de uma nova estação. A cerejeira é árvore símbolo do Japão e é também associada à felicidade. Nos casamentos, é comum que os noivos tomem um chá com pétalas das flores da sakura. Segundo a tradição japonesa, o chá chamado sakaruayu, traz felicidade aos noivos.

No bosque também é possível observar árvores como ipês branco e roxo, pinheiros japoneses, azaléias e a quase extinta meta-sekoia, espécie do Japão que foi considerada extinta e reapareceu na China, sendo levada depois a várias partes do mundo, inclusive ao Brasil.
Para quem não tem a chance de ir até o Japão e apreciar essas belas árvores São Paulo é um pulinho...
Ano que vem aviso antecipadamente a data da 32° Festa das Cerejeiras para que possam ser admiradas!
Beijos!

Recebi por indicação da amiga virtual Angela Nogueira, criadora do blog Velejando nas Letras este meu primeiro selo. Repasso o mesmo para outros amigos, alguns que já me conhecem e outros não, cuja escolha foi motivada pela minha admiração e reconhecimento como leitora e seguidora dos seus blogs. Antes de postar a minha lista, transcrevo aqui as regras do jogo:
Regras para Postagem:
- Exiba a imagem do selo que você acabou de ganhar;
- Poste o link do blog que te indicou (muito importante);
- Indique 10 blogs de sua preferência, avise aos seus indicados e publique as regras;
- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.
Meu dever de casa:
– Bom, o selo já está exibido;
– Foi o blog Velejando nas Letras que indicou meu blog Natureza é Arte

Os 10 blogs que indico são:
Baú de Especiarias Transcul...
Cansada de Besar Sapos
Casa Comigo
Deu errado!
LÚCIA AMORIM
Mala surrada - Dicas e Viagens
Movimento Natureza
o caminho é para dentro
zen-do-asfalto
• Creations by Ziad •