terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cerejeiras - Parque do Carmo (SP)

Como nos parques do Japão, os paulistanos tiveram no dia 02/08 a chance de observar a florada das cerejeiras em São Paulo. Foi no Parque do Carmo, na zona leste da cidade, durante a 31° festa das Cerejeiras com danças típicas e comida japonesa. A comemoração é para saudar as flores dadas pela Sakura (comentei em um dos antigos posts) uma espécie de cerejeira que não dá frutos, apenas flores ornamentais. A florada dura apenas dez dias...
A festa teve início nas comemorações de 70 anos da Imigração Japonesa no Brasil, quando para festejar a data, um grupo de japoneses da região se organizou para enfrentar o desafio de plantar Sakura (cerejeira) mesmo com a dificuldade do clima tropical brasileiro. Hoje, mais de 30 anos depois, o evento se fortalece e chega a receber cerca de 5 mil pessoas.
O parque tem cerca de 1000 árvores, plantadas há 34 anos, com mudas que vieram do Japão. De acordo com Koniti Wada, que participou do primeiro plantio, inicialmente as plantas não se adaptaram ao clima local e foram necessários 3 anos de trabalho para ter muda adaptadas. No Japão, cada árvore costuma viver até 100 anos. No Brasil, os especialistas calculam que elas não devem passar dos 50 anos. Por isso, novas mudas estão sendo plantadas em todo o bosque.
As flores da Sakura funcionam como uma espécie de radar das estações. A florada acontece entre o inverno e a primavera e anuncia o fim e o começo de uma nova estação. A cerejeira é árvore símbolo do Japão e é também associada à felicidade. Nos casamentos, é comum que os noivos tomem um chá com pétalas das flores da sakura. Segundo a tradição japonesa, o chá chamado sakaruayu, traz felicidade aos noivos.

No bosque também é possível observar árvores como ipês branco e roxo, pinheiros japoneses, azaléias e a quase extinta meta-sekoia, espécie do Japão que foi considerada extinta e reapareceu na China, sendo levada depois a várias partes do mundo, inclusive ao Brasil.
Para quem não tem a chance de ir até o Japão e apreciar essas belas árvores São Paulo é um pulinho...
Ano que vem aviso antecipadamente a data da 32° Festa das Cerejeiras para que possam ser admiradas!
Beijos!

Um comentário:

  1. Estas fotos estão simplismente maravilhosas!!!A natureza realmente é a arte mais esplendorosa que temos... espero que o mundo aprenda a cuidar dela.

    ResponderExcluir