segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Palmeira Ráfis - Tendência Interiores

Essa é a Palmeira Ráfis, Rhapis ou mesmo Ráfia... é uma palmeira originária da China.
Possui vários troncos finos com anéis semelhantes a bambu, revestidos de fibra espessa e depois lisos de cor verde. Folhas coriáceas palmadas lembrando um leque.

É excelente para decoração interna pelo verde escuro e sua boa adaptação a locais sombreados como interiores... Além disso, a combinação com outras espécies cria um mini jardim dentro de casa, um espaço de contemplação, purificação do ar e o próprio contato com plantas já proporciona um ambiente agradável... A composição da foto acima é de palmeiras ráphis e lírios da paz... uma ótima escolha !
É adequada para cultivo em vasos destinados a interiores iluminados ou formando grupos a pleno, sol ou meia sombra. As folhas podem ser totalmente verdes ou variegata...
Necessita de rega periódica, mas nada de solo encharcado... regue mais frequentemente em períodos quentes e menos na estação fria!
Abraço!!!!

65 comentários:

  1. Oi Márcia,
    Assim como você, eu gosto muito da natureza.Eu estou procurando uma planta para colocar na minha casa, gostei da Palmeira Ráphis. Como você definiu muito bem, uma planta deixa o ambiente mais agradável e puro. Acredito que cada blog tem a "cara" do seu dono, o seu é muito bonito. Parabéns pelo bom gosto. Sempre que possível estarei aqui, vendo as novidades.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei esse blog!
    Gostaria de mais informações sobre a palmeira Ráfia, pois quero ter os cuidados adequados com a que tenho em minha casa.Como: adubo adequado,tempo de crescimento e muito mais...
    Fico grata desde já!

    ResponderExcluir
  3. Glauciane, muito obrigada!
    A ráphis pode ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra, sombra ou luz difusa, em solo fértil e bem drenável, irrigado regularmente. A palmeira-rápis aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento.
    Regas regulares em substratos muito bem drenados são ideais para o seu cultivo em climas quentes. Leves adubações anuais são o suficiente para plantas cultivadas em ambientes internos (nas floriculturas você encontra adubo de Manutençao)... ela se desenvolve lentamente...
    Não tolera geadas, ambientes muito secos ou com ar condicionado por tempo prolongado.
    Se optar por tê-la dentro de casa a coloque em um lugar que tenha boa luminosidade e nao plante em vaso muito pequeno, pois com o tempo ela desenvolve mudas e se o vaso for muito pequeno pode prejudicar o desenvolvimento da planta.
    Qualquer dúvida é só perguntar!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. ola tenho uma palmeira rafis mas estou percebendo que as pontas das folhagens estao secando aos poucos estou preocupada pq nao sei como proceder nesse caso , espero que me ajude . desde ja agradeço sua atençao.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Preciso de mais detalhes de seus cuidados com a planta, descreva seus procedimentos com ela e me envie por email ok? Onde ela está plantada, quantidade de água semanal, luminosidade, adubaçao, etc ok?
    Vou esperar, atenciosamente, Márcia

    ResponderExcluir
  6. Segredos para um ráfia saudável e linda. Vaso proporcional, bem drenado 40cm quadrados, 60cm de profundidade, com muita terra no fundo rica em humus, calcário, adubo, casca de acásia. Sugestão: Tem sacos de terra a venda com esses ingredientes. Mas o segredo maior é muita luminosidade SEM SOL DIRETO que queimaria a planta e a deixa com o tom amarelado e marron e por último muita água uma vez por semana pelo menos 1,5LT.

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo!
    Obrigada pela contribuição ao blog, fico grata por comentar!
    Eu também seguia os princípios pregados de que ela não gosta de sol direto, geada, muito vento etc... mas, estava errada... temos uma ráphis aqui em casa que está plantada em um local que recebe luz solar direta o dia inteiro, vento e até geada... e está linda, maravilhosa... verdinha, sem folhas queimadas e até emitindo mudas...
    O meu segredo é adubação química e orgânica equilibrada!!!! Vou postar fotos dela para vocês conferirem!
    E por favor, informem seus nomes sempre que comentarem, é tão ruim chamar de Anônimo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Qual é a adubação química indicada, para a Ráfis?

    ResponderExcluir
  9. A formulação pode ser NPK 10-10-10, qualquer floricultura tem essa formulação.
    Além disso, a adubação orgânica é muito importante.
    Novamente peço que informem seus nomes!

    ResponderExcluir
  10. Marcia boa tarde,

    Comprei uma palmeira rafis, eles plantaram para mim, segundo eles utilizaram uma terra que contem todos os nutrientes que a planta necessita. o Vaso não é pequeno, a rafis tem 04 troncos é bem alta.
    Estava regando toda semana com 1 litro de agua, e depois passei a regar a cada 15 dias meio litro de agua.
    De algum tempo para ca estou percebendo que ela mudou o formato, os galhos abriram para os lados, umas folhas estão amarelas secas e outras tem umas manchinhas brancas.
    Ela fica na sala uns 2 a tres metros da janela, a janela fica sempre aberta porém, não sei se nesta distancia consegue pegar a luz do sol.
    O que pode estar ocorrendo?
    Valeria

    ResponderExcluir
  11. Muito bom dia! Por favor, quanta água deve dar para uma Palmeira Ráfia média por semana, agora no inverno? Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom dia! Por favor, quanta água devo dar a uma palmeira ráphis média-pequena, agora no inverno, obrigado, Jandir Müller!

    ResponderExcluir
  13. Ola, muito boa tarde! Comprei uma árvore da fortuna, ao replantá-la para um vaso maior. Hoje 7 dias após percebi que esta amarelando. O que posso fazer? Água eu dei 250 ml, a terra é orgânica! Obrigado, Jandir!

    ResponderExcluir
  14. Olá Valeria - se você tiver algum lugar em que ela possa receber luz direta, seria muito bom... penso q seja a falta de luminosidade. E quanto a rega (já respondendo a Honey) depende da semana, da estação, da umidade do ar, etc...o melhor é usar os sentidos, coloque a mão na terra... não deixe a terra ficar seca demais e por muitos dias, nem ficar úmida demais por muitos dias. No mais, um adubo orgânico + adubo químico a cada 6 meses seria mto bom.

    Jandir, como expliquei acima a quantidade de água é variável... não há receita certinha.. toque a terra, não a mantenha muito úmida por muitos dias, nem seca por muitos dias.

    Quando à árvore da fortuna... bom, era terra orgânica ou adubo orgânico???? se for adubo orgânico é muito forte se adicionado puro e queima as raízes a ponto de amarelecer as folhas...
    As vezes nos transplantes as plantas sofrem um pouco, não é normal se transplantada sem prejudicar as raízes mas pode acontecer...
    água, o mesmo procedimento.. mão na terra!
    Ela está recebendo luz?

    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rafis é uma das plantas que melhor se adapta em ambientes com pouca luminosidade. Você tem que verificar se o vaso comporta o tamanho da planta para que haja terra suficiente para planta se desenvolver. A terra tem que ser de boa procedência, não importa se a terra é muito argilosa ou arenosa, desde que seja de procedência confiável. O vaso deve ser bem montado, com uma camada de drenagem e depois a terra. Pode colocar pedriscos, seixos, ou casca de arvore como forração. O mais importante é a agua. Se a planta ficar dentro de casa onde não bata sol direto, 1 rega por semana é suficiente. E quando a planta "secar" observe bem essa secagem da folha:
      >Se a folha ficar seca, quebradiça, é por falta de agua.
      >Se a folha ficar marrom-avermelhada, é excesso de agua. Cinthia Alves

      Excluir
  15. Luz sim, a terra é organica mas é terra, obrigado, Jandir!

    ResponderExcluir
  16. bom dia Márcia, é o Jandir. Lembra da árvore da fortuna que replantei e amarelo, das 5 bolhas(braços) 2(duas) continuam verdes(deve ter machucado as reízes), obrigado Jandir!

    ResponderExcluir
  17. Márcia é o Jandir! Muito obrigado pelas instruções referente à Ráfia. Já deu dois brotos sem contar às folhas que saíram do tronco principal!

    ResponderExcluir
  18. E ainda, por favor, qual é o melhor composto químico para a arvore da fortuna e da felicidade? Obrigado Jandir!

    ResponderExcluir
  19. E ainda, por favor, qual é o melhor composto químico para a arvore da fortuna e da felicidade? Obrigado Jandir!

    ResponderExcluir
  20. Olá Marcia!
    Já tentei cultivar Raphia no meu aptº mas por algum motivo que não consigo descobrir, não está dando certo. A terceira Raphia chegou na semana passada (linda!), mas dois dias depois as folhas começaram a fechar (perder o aspecto espalmada) e os galhos ficaram arriando... Ela estava na varanda, onde não bate sol mas leva bastante vento. Tranferi para sala e passei a borrifar as folhas, mas até agora não observei melhora. Ela parece triste :(
    O que vc aconselha?
    Desde ja agradeço a ajuda.
    Keilla

    ResponderExcluir
  21. Troquei minha ráfia de vaso e notei que ela começou a secar. Achei que fosse por falta de água, mas depois de regar percebi que ela está ficando mais murcha a cada dia.... Então cortei as folhas que estavam secas / murchas. Resultado: ela está horrível, coitadinha! Será que tem como salvá-la?

    ResponderExcluir
  22. Pessoal desculpe a demora em responder!
    Jandir... como não sei como anda a fertilidade do solo onde estão plantadas as espécies indico a aplicação de NPK 10-10-10 a cada 6 meses (a quantidade varia de acordo com o tamanho da planta e do vaso principalmente (mas já adianto que é bem pouco, poucas gramas). Também saliento a importância do composto orgânico +ou- 200g a cada 4 ou 5 meses, o ideal é combinar adubação química e orgânica, pois o solo é um organismo vivo e a adubação orgânica é essencial.

    Bom Keilla, aconselho tentar adubar ela idem ao que recomendei ao Jandir logo acima... O vento não seria problema para a Ráphis, tenho a minha plantada no jardim, toma sol direto, vento, chuva, geada e está linda... o que cuido é a adubação... tanto orgânica quanto química... nas floriculturas irão te indicar a quantidade de adubo químico a aplicar tendo em vista o tamanho do vaso e da planta, e a adubação orgânica vc já pode fazer...
    Outra coisa... quando elas vem das floriculturas, muitas vezes estão em substratos, são regadas e adubadas periodicamente, o substrato é um material bem leve e de fácil drenagem.. o certo seria na hora de colocar em vaso comprar terra e dar uma mesclada com o substrato para segurar mais a umidade e reter melhor os nutrientes...
    Mas tente a adubação que recomendei...
    Ane... o mesmo conselho que dei à Keilla repasso a você... e se estiver dentro de casa para dar uma animada nela a coloque em um local em meia sombra se for casa, e na varanda se for apartamento... luminosidade é essencial...
    Espero que essas recomendações melhorem o aspecto de suas plantas!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem saberia me dizer quanto custa uma Palmeira Raphis na floricultura. Queria saber o preço de uma muda e de uma ja grande. Sem o vazo, só a planta. Obrigado

      Excluir
  23. Olá.
    Tenho dentro do meu apartamento uma Palmeira Ráfia, mas ela não está crescendo e tem secado na ponta das folhas. Gostaria de saber o que eu poderia estar fazendo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia!!!!Gostei de todas dicas,tenho uma ráfhia dentro de casa,e gostaria de saber qual produto posso passar nas folhas para deixa-las mais verdes? Keila

    ResponderExcluir
  25. Olá Márcia!
    Ganhei uma ráfis com seis astes (1,5m) e alguns brotos. Ela tem folhas manchadas e a maioria delas opacas, mas o aspecto geral é bom. Coloquei ela na varanda e parece estar se adaptando, pois um brotinho está se desenvolvendo. Há duas semanas coloquei um pouco de NPK 10-10-10, mas na d adubo orgânico, pois o vaso é pequeno e está no limite. É aconselhável remover para um vaso maior e adubar com orgânico?

    Desde já agradeço.
    Abç, Rigny

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber se é correto ou nãoo corte das pontas secas e marrom da planta rafis?

    ResponderExcluir
  27. Olá Márcia, gostaria de saber se posso cortar as pontinhas da minha planta raphis para ela ficar mais bonita?

    ResponderExcluir
  28. porque a minha seca as folhas, e vao ficando manchadas e meio amareladas

    ResponderExcluir
  29. Ola Marcia Boa noite.
    Hoje comprei uma Ráfis com 4 troncos e mais ou menos 1,50 de altura, ela estava plantada em um vaso (plastico) com 0,30 cm de altura e 0,90 cm de raio comprei um vaso quadrado de aproximadamente 0,38 cm de largura e comprimento e 0,43 cm de profundidade.
    O pessoal da loja ira replantar-la para mim obedecendo todos os cuidados a qual eles me orientaram, como dreno de brita no fundo do vaso, substrato apropriado, etc, etc...
    Ela ira ficar em uma sala ao lado de uma janela de 1,80 X 0,70 mt creio que o lugar seja legal.
    Bom mais peguei tantas informações a respeito desta planta que eu fiquei um pouco confuso para passar a cuidar dela.
    Gostaria de lhe perguntar se você poderia me passar algumas dicar para que começar a cuidar dela, afinal você foi a unica pessoa que encontrei que realmente conhece a Ráfis.
    Tem algumas perguntas a lhe fazer se você puder me responder ficaria muito agradecido.
    Em relação ao adubagem:
    Qual a proporção que eu posso utilizar em relação ao adubo orgânico e adubo químico? Por exemplo: tenho o NPK 10-10-10, qual o adubo orgânico poderia utilizar junto com ele? Qual a quantidade de um e de outro? E quantas vezes posso utilizar por mês? No caso do NPK 10-10-10 qual a proporção de água para uma planta e vaso que eu descrevi acima?
    Em relação a regagem:
    Quantas vezes eu posso regar esta planta por semana, e quantos litro d`agua posso utilizar em cada regada, lembrando, sou morador de Petrópolis região serrana do Rio de janeiro, temperatura media no inverno entre 12°C à 25°C e no verão de 25°C à 37°C, a umidade reativa do ar é bem satisfatória no verão fica entre 55% a 90% e no inverno de 40% a 60% em media claro.
    Bom para começar...rsrs seria isso, teria como você me ajudar?
    Para maiores esclarecimentos posso passar o meu e-mail.
    Sem mais
    e obrigado pelo tempo despendido a as minhas duvidas.

    No aguardo de uma resposta.

    Luciano Ribeiro.

    ResponderExcluir
  30. Oi,
    minha palmeira estava linda, inclise floriu!
    Agora, de uns tempo pra cá, as folhas vem secando e morrendo. O que posso fazer pra salvá la? No vaso, que não é pequeno tem 2 palmeiras. A maior ja esta praticamente toda morta. Tenho muito medo de perder a pequena. Meu apartemnto é pequeno , não sei pode ser pouco luminosidade. Tenho regado umas 3 vezes por semana, ois o calor aqui em Porto Alegre está terrível. Aguardo retorno.
    Grata,
    flávia

    ResponderExcluir
  31. Olá Márcia! Eu queria saber o seguinte... tenho uma raphis no canto da sala. Ela pega um tanto bom de ventilação, mais não tanto assim. Pois só há um pequeno blindex na lateral dela, mas nem sempre fica aberto. Acontece que ultimamente, eu e minha mãe temos notado que ela anda meio que ressecada, e a berada de cada folha está empretejando. Além de estar perdendo todo seu brilho. Não sei o que pode ter causado isso. A gente não agoa muito, e o clima da minha cidade é bem quente, de quanto em quanto dias devo aguar? O que devo fazer? Quais cuidados devo ter para que ela volte a ficar com uma cara melhor? minha mãe acha que o que pode ter ocasionado é um esterco úmido e velho que ela pôs. Mas acho que não tem nada a ver. Gostaria muito se me respondesse, antes que seja tarde! rsrsrs! Tchaaau! Que DEUS te abençoe!

    ResponderExcluir
  32. Oi Márcia, me desculpe, mas esqueci de tirar umas dúvidas no primeiro comentário. Podemos por humos de minhoca na Raphis? É por que, tive uma esperiência com umas onze horas que plantei, elas não gostaram do humos, então temo que as outras plantas também não gostem, e morram. Posso por humos em qualquer planta? E em cima do vaso onde está a raphis, eu e minha mãe pusemos pedras brancas, para dar um acabamento melhor. Sei que isso pode impedir o crescimento de novos brotos. Mas o que você me sugere para forrar o vaso, direto na terra, como ela está na sala, acho que fica feio. O que você me sugere? E além disso, não tem como eu sentir bem a terra, para ver se está úmida ou não. O vaso está há uns 2 metros, do pequeno blindex, que sai para jardim de inverno, e mais o menos do lado do vaso, tem um pequeno quartinho, onde os vitrôs são abertos. Então gostaria que você me indicasse o tanto certo de água que poderia colocar nela, para que ela se revigore. O mesma media é em dias frios também? Só para falar um pouco de mim, tenho 13 anos, e amo muito plantas. E procuro tratá-las conforme suas indicações. Para que elas cresçam e fiquem lindas! Márcia, me desculpe pelo ''texto'' que escrevi. Espero que compreenda minha peocupação; Tchaaaau! Bjs. Obrigada pela atenção! =D

    ResponderExcluir
  33. Comprei uma palmeira ráfia toda verdinha linda de 1m e 60cm e trÊS GALHOS, já faz 11 dias, coloquei-a, com vazo e terra que veio com ela, em um canto, que não bate sol, de minha sala, que não tem janela e só tem aquelas portas grandes que abrange quase a perede toda. Só que quando não tem ninguém em casa a minha sala fica muito abafada e já na primeira semana percebi que as folhas estão ficando amarronzada e amareladas, até um furinho em uma as folhas rodeada de amarelado apareceu. Ontem, dia 25 coloquei-a em um vazo maior e com mais 7 kls de terra adubada apliquei nas folhas e na terra uma vitamina Folhas Verdes. O que faço agora? Espero? Levo-a para perto da porta que bate um pouquinho de sol? NÃO QUERO PERDER MINHA RÁFIA QUE ficou lindíssima na minha sala.

    ResponderExcluir
  34. Oi Márcia, tbom?
    Comprei uma rápis faz duas semanas e percebi que ela tem algumas folhas com manchinhas que parece ferrugem, é um fungo? Se for, como devo tratar? Ela está num vaso de aprox. 25 cm de diâmetro (veio assim), tem 3 ramos grandes e um pequenino, está na sala com bastante luminosidade. Moro no Guarujá. Como devo cuidar? Grata, Adriana.

    ResponderExcluir
  35. Olá Márcia, bom dia!

    Comprei uma raphis de duas hastes, o vaso, o prato, a terra (que na embalagem veio escrito "terra pronta", vermiculita e a argila expandida.
    Quando plantamos, ela estava linda.... verdinha, sem folha alguma ressecada e com vigor.
    Hoje (e isso já tem uns 10 dias desde que plantamos) já não a vejo mais com esse vigor, pois tem folhas ressecadas, amarelado em algumas folhas e umas manchas parecendo poeira, mas não é. Parece que murchou, sabe?
    Ela está posicionada a uns 2 passos da janela, recebe bastante iluminação e ventilação, porém não recebe o sol diretamente. Percebo que a terra está úmida e tem um pouco de água no prato, neste momento.
    Como proceder para voltar a ter o vigor de antes?

    ResponderExcluir
  36. Tenho duas palmeiras raphis porém uma delas está com folhas ressecadas, parece que está com fungos pois as folhas novas já saem ressecadas. Cuido igualmente das duas, a diferença é que a ela está na área externa e a bonita na parte interna da casa. Será que ainda há esperança para recuperá-la?

    ResponderExcluir
  37. Oi,adorei seu blogue ja q amo natureza ,passo meus dias cuidando das plantas,
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá, bom dia a todos! Tenho uma palmeiraráfis e ela esta ficando com as pontas ressecadas e amarrozadas. Além de cortar essas pontas secas existe alguma vitamina que devo colocar? AH! estou regando-a com um copo de agua no máximo 2 vezes por semana. Está correto?

    ResponderExcluir
  39. Olá, boa tarde à todos! Tenho uma palmeira ráfis na minha sala onde não bate sol, mas sempre fico com a sala aberta para ter corrente de ar para ela. Ela está com as pontas ressecadas e amarronzadas, que irei cortá-las conforme recomendação dos comentários acima. Rego-a 2x no máximo por semana com um copo de agua. Está correto? Tem alguma vitamina que podemos utilizar na planta?

    ResponderExcluir
  40. Marcia boa tarde,

    Comprei uma palmeira rafis, eles plantaram para mim, segundo eles utilizaram uma terra que contem todos os nutrientes que a planta necessita. o Vaso não é pequeno, a rafis tem 04 troncos é bem alta.
    Estava regando toda semana com 1 litro de agua, e depois passei a regar a cada 15 dias meio litro de agua.
    De algum tempo para ca estou percebendo que ela mudou o formato, os galhos abriram para os lados, umas folhas estão amarelas secas e outras tem umas manchinhas brancas.
    Ela fica na sala uns 2 a tres metros da janela, a janela fica sempre aberta porém, não sei se nesta distancia consegue pegar a luz do sol.
    O que pode estar ocorrendo?
    Valeria

    ResponderExcluir
  41. Olá tudo bem? tenho uma rafia ela está murchando e seu galhos caido fica na varanda otima luminosidade e sol somente no fim da tarde, atraves de uma recomendação troquei a terra dela por terra já adubada coloquei uma colher farinha de osso e npk 101010, mas até hj não levantou, a folhagem está verdinha mas continua caidas triste parecendo quando a planta não recebe agua sendo que rego 1 vez na semana conforme recomendado. Oque devo fazer? abraços

    ResponderExcluir
  42. Olá Márcia,

    Minha Ráfia tá com minhocas e percebo que as pontas dela está queimando. Eu coloco água 2x por semana. O que devo fazer para acabar com a minhocas e as manchas.

    ResponderExcluir
  43. BOA TARDE,TENHO UMA PLANTA DESTA E E LA ESTAVA LINDA,TROQUEI A TERRA E MUDEI O VASO,POIS ESTAVA FICANDO PEQUENO,MAS ELA COMEÇOU A MORRER.
    SÃO 5 TRONCOS,SENDO QUE AGORA APENAS 1 POSSUI AS FOLHAS,RETIREI DA TERRA E DEIXE FORA PARA QUE RESPIRE MELHOR,PARECE QUE FUNCIONOU,MAS NÃO SEI O QUE FAZER P QUE NÃO CONTINUE MORRENDO.O QUE FAÇO???
    ESPERO QUE ME RESPONDA.OBRIGADA!LUCIMEIRE

    ResponderExcluir
  44. OLÁ,ACABEI DE TER MINHAS RESPOSTAS,RELAMENTE DEVE SER FALTA DE ADUBO NOVO.
    OBRIGADA.... QUALQUER NOVIDADE POR FAVOR PODERIA ENVIARME POR E-MAIL???
    MEIRE_LUCI@IG.COM.BR

    AGRADEÇO DESDE JÁ.BOA TARDE.
    LUCIMEIRE

    ResponderExcluir
  45. OLÁ,ACABEI DE TER MINHAS RESPOSTAS,REALMENTE DEVE SER FALTA DE ADUBO NOVO.
    OBRIGADA.... QUALQUER NOVIDADE POR FAVOR PODERIA ENVIARME POR E-MAIL???
    MEIRE_LUCI@IG.COM.BR

    AGRADEÇO DESDE JÁ.BOA TARDE.
    LUCIMEIRE

    ResponderExcluir
  46. Olá! A Raphia precisa receber diretamente a luz solar? Tenho uma na sala, que é bastante clara.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia Márcia,
    Como saber se minha ráfia morreu? As folhas morreram e eu as cortei. Ela fica na sala a mais ou menos 2 metros da sacada. Na sacada só bate sol de manhã mas nem chega ao vaso. O vaso é relativamente estreito mas tem quase 1 metro de altura. Eu regava de cima (fazendo a água escorrer pelo tronco) uma vez por semana com quase 500ml. Acho que ela ficava encharcada mas eu não sabia que fazia mal. Devo cortar o tronco?
    Obrigada, Ana Paula

    ResponderExcluir
  48. Olá, gostei muito do blog, e estou precisando de umas dicas.. Tenho uma ráfia há um tempo já, e suas folhas estão com um tipo de fungo, eu acho, já tive que tirar uns 05 galhos e ainda tem pelo menos mais uns 03 que terei que tirar, mas daqui a pouco vou ficar sem nenhum galho.. :( Inclusive fui numa casa que vende essas ráphias e me disseram para diluir em água e passar 1 vez por mês nas folhas um produto chamado Calpik Pikapau - fertilizante mineral misto foliar com sufato de cobre.. mas de nada tem adiantado, o que posso fazer?
    Tenho uma foto dela que gostaria de lhe mandar, é possível? meu email é vazevedo@gmail.com aguardo contato..

    Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Olá Márcia
    Minha ráphia sempre esteve bonita, e faz uns 30 dias as folhas torceram um pouco, os galhos "abriram" caíram formando uma parábola e os caules tombaram levemente, como se tivessem amolecendo e deitando. As folhas estão bem verdes e não estão com as pontas secas. Eu rego sempre no domingo e algumas vezes na quarta tb. Antes disso acontecer eu completei a terra e coloquei um pouco de humus de minhoca produzido por mim mesmo (o mesmo que uso no jardim). Pode me ajudar? Se quiser fotos ou mais detalhes me diga como enviar que o faço. Obrigado. Alexandre.

    ResponderExcluir
  50. Olá Márcia
    Minha ráphia sempre esteve bonita, e faz uns 30 dias as folhas torceram um pouco, os galhos "abriram" caíram formando uma parábola e os caules tombaram levemente, como se tivessem amolecendo e deitando. As folhas estão bem verdes e não estão com as pontas secas. Eu rego sempre no domingo e algumas vezes na quarta tb. Antes disso acontecer eu completei a terra e coloquei um pouco de humus de minhoca produzido por mim mesmo (o mesmo que uso no jardim). Pode me ajudar? Se quiser fotos ou mais detalhes me diga como enviar que o faço. Obrigado. Alexandre.

    ResponderExcluir
  51. Olá, já é a terceira ráfia q eu tenho, elas com o tempo ficam com as pontas secas, depois arriando, depois secando, não sei mais o q fazer, dentro de casa não tem muita luminosidade, mas tinha 2 na varanda q pegava bastante luz, mas mesmo assim ficou arriando e depois murchando, o principal problema e ela arriando

    ResponderExcluir
  52. Olá, minha ráfia vive arriando e nunca consigo fazer ela sobreviver, já é a terceira q tenho e não sei mais o q fazer, a da sala fica com pouca luz, mas as da varanda tem luz o dia todo e aconteu a mesma coisa! Um fato curioso foi quando coloquei elas pra tomar banho de chuva e 2 dias depois elas estavam arriando, por favor me diz o q fazer, se posso plantar ela só no substrato ou se posso misturar terra com xaxim, acho q a terra esta muito socada. Quando plantei coloquei o dreno a manta e terra adubada, aquelas q compra de saco. O q posso fazer? Heric.

    ResponderExcluir
  53. Olá Márcia.
    Tenho uma planta ráfia ela se encontra ao lado da minha janela da sala e por sinal tem bastante luminosidade Rego 1 vez por semana aos domingos. Mas infelizmente ela tem ficado meia amarelada em algumas folhas e tbm com uns pontinhos brancos. O que devo faze? Sou apaixonada por está planta. E parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  54. Olá..Boa Noite...Tenho está planta em casa e adoro ela...só que nos últimos dias tenho notado que as folhas dela estão caídas...Acredito que não é falta de água...pois dou 1x por semana. Não coloquei em um vaso muito grande será que pode ser isso?

    Agradeço...muito legal o blog...Parabéns1

    Boa Noite,

    Patricia Silveira

    ResponderExcluir
  55. Olá,eu gostaria de saber se pode colocar em uma sala dois vasos da Palmeira Ráfis,será que fica bonito e será que combina.

    Agradeço desde já.
    Marcos Mendes

    ResponderExcluir
  56. Olá,boa tarde!
    Eu gostaria de saber se pode colocar em uma mesma sala(apartamento) dois vasos da Palmeira Ráfis,e será que fica bonito.
    Marcos Mendes

    ResponderExcluir
  57. Ola, gostei de seu blog e peço que me ajude. Acabei de trocar o vaso de minha rafia para um maior e a coloquei em minha sala, onde, uma vez q ela estava morrendo. Adicionei areia a terra preparada e estou regando uma vez na semana com 400ml, assim creio q ela nao morrera de tanta agua ou pouca. Mas assim fk a duvida? Qual o ideal para essa planta?

    ResponderExcluir
  58. Ola, gostei de seu blog e peço que me ajude. Acabei de trocar o vaso de minha rafia para um maior e a coloquei em minha sala, onde, uma vez q ela estava morrendo. Adicionei areia a terra preparada e estou regando uma vez na semana com 400ml, assim creio q ela nao morrera de tanta agua ou pouca. Mas assim fk a duvida? Qual o ideal para essa planta?

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Márcia! Estava procurando algumas dicas de manutenção da palmeira ráfia e achei teu blog... comprei a minha com a finalidade de utilizar no interior da casa e perto da janela com bastante luminosidade... plantei-a em um vaso no mesmo tamanho que veio da floricultura, usando essas terras prontas tbm... ficou bonita por um ano mais ou menos... mas não desenvolveu... aliás nem sei se desenvolve nascendo mais ramos e folhas... mas nas últimas semanas as folhas começaram a murchar e percebi que a planta estava morrendo... a princípio achei que era o tamanho do vaso... dai troquei-o... mas ao replantá-la em outro vaso... percebi que no fundo do primeiro estava muito encharcado... pode ter sido por isso que ela sentiu tanto, não é? Outra coisa... replantando... usei colocar uma camada de pedra no fundo, depois uma de areia e depois sim a terra já pronta novamente... fiz correto?? com isso será que ela vai voltar a ficar bonita? e é necessário cortar os ramos que perderam a força e estão murchos? Grato, Pablo

    ResponderExcluir
  60. Ola, ganhei uma palmeira rafis, mais não tenho muito afinidade em cuidar de plantas mais percebi que sua folhas estão secas o que devo fazer? . Desde ja obrigada Marcela

    ResponderExcluir
  61. Olá,
    Tenho uma palmeira rafis na sala de casa e percebi a existência de mosquinhas pequenas de cor branca bem como "ovinhos" de cor branca.. O que devo fazer?

    ResponderExcluir