quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Magnólias - Tulipa de Árvore

Esta é a Magnólia, também conhecida por Magnólia Japonesa ou Árvore Tulipa, devido ao formato das flores... As flores exuberantes podem atingir 15 cm de altura, e só florescerem após as folhas caírem, e caem pouco após o início da brotação.
Existem flores na cor rosa e também brancas chamada de Magnólia Lótus, pois a flor se assemelha muito a uma flor de Lótus branca.Magnólia é uma flor proveniente de plantas do gênero Magnolia L., família Magnoliaceae. Também é o nome popular das plantas deste gênero, nativas das zonas temperadas do hemisfério norte.As magnólias são árvores, arbustos ou arvoretas semi descíduas ou descíduas, apreciados como ornamentais em jardins, principalmente em locais declima temperado ou subtropical.

Alguns dos fósseis mais antigos de Angiospermas conhecidos apresentam flores semelhantes às magnólias. Alguns estudos sugerem que as magnólias podem ser as primeiras flores que surgiram no nosso planeta, mas isso não é comprovado.Enche-se profusamente de grandes flores, em forma de cálice, que cobrem os seus ramos nus, antes de aparecerem as primeiras folhas. As flores exalam um perfume agradável e, dependendo da variedade, as suas cores podem ir de um púrpura intenso, até a um rosa claro, ou, mesmo, branco puro. Algumas flores apresentam um interior completamente branco, conquanto as pétalas, por fora, possam apresentar várias tonalidades de rosa.
Cada flor é composta por seis pétalas de textura algo espessa e encerada, podendo atingir um diâmetro entre os 7 e os 15 cm, quando completamente abertas, parecendo quase um pires. Por isso é popularmente conhecida, em inglês, por “Saucer magnolia” (Magnólia-pires). Um exemplar adulto pode atingir os 9 metros de altura, mas, para isso, terá de se ser devidamente podado e conduzido como
Hoje já se vendem nos Viveiristas e nos Centros de Jardinagem, vários híbridos desta magnólia, os quais apresentam diferentes características, que vão do tamanho que o exemplar pode atingir, até à época de floração e à cor da flores...


Um abraço!!!!

7 comentários:

  1. Fiquei encantada com este post sobre as Magnolias...esta última foto é realmente incrivel!!Que flor mais linda!!

    ResponderExcluir
  2. Ma-ra-vi-lho-sa!!! Também não conhecia.Que visual,heim?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia:
    Me chamo Vera Lucia tenho 66 sou apaixonada por flores.Mas o que me encantou em toda a minha vida foi um pé de magnolia que eu vi aos 12 anos de idade na casa de uma amiga.Ninguem sabia o nime da flor, eu por minha vez fui pesquisar e fiquei sabendo que era um tipo de magnolia do japão .Aflor era bem carnuda branca com o miolo rosado muito linda ate hoje trago nas minhas lembrenças.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Vera Lúcia...
    A Magnólia é muito linda mesmo... e o perfume das flores é único, incrível!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Márcia
    gostaria de saber se a magnólia e a glicinia se desenvolvem bem em clima quente.

    Obrigada.

    Ana

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome é Érica e quero comprar mudas de magnolias. Alguem sabe me dizer onde posso encontar?

    Abracos
    Érica
    ericabarros@mdbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Marcia,

    Qto tempo demora para florir ?
    Ano passado ganhei uma muda com nome de Magnolia,plantamos no sitio, é alvo de curiosidade de todos.
    Abraço, Christiane

    ResponderExcluir