segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bromélias... quem não se encanta?

Aqui um belo exemplar de Bromélias. Presentes em quase todos os biomas Brasileiros, elas têm como principal característica a versatilidade... Existem cerca de 60 gêneros e, aproximadamente 3200 espécies, sendo mais de 50% nativas do Brasil. Trata-se de uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, por terem uma impressionante resistência para sobreviver e por apresentar infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores. A maioria é epífita (cresce em árvores), mas há também espécies terrestres e rúpículas (em rochas).

Exigem poucos cuidados e crescem em quase todos os tipos de solo, desde que bem drenados e não muito compactados. Apreciam umidade mas não suportam solos muito encharcados.

Quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue... é puro MITO!!! O inseto se reproduz em água limpa e os tanques das bromélias contém matéria orgânica em decomposição, não sendo propícia para o seu desenvolvimento. Mas atenção, o mosquito encontra, sim, local propício para depositar seus ovos na água que se acumula em recipientes artificiais, como latas, garrafas, pneus velhos, pratos de vasos, etc., resultado da falta de saneamento básico e conscientização das pessoas. Para saber mais, acesse o site da Sociedade Brasileira de Bromélias: http://www.bromelia.org.br/
(Fonte: Revista Paisagismo e Jardinagem, ed n°70)

2 comentários:

  1. Lindissima essa flor!!!Parabéns pelo seu blog!!Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Márcia,estamos discutindo algo muito ´serio no blog e seria legal se você pudesse participar também.

    Um abraco

    ResponderExcluir