domingo, 19 de setembro de 2010

Lavanda...

Plantaçao de Lavanda - Provence - França
O gênero Lavandula compreende um grupo de plantas floríferas, herbáceas ou subarbusivas, que podem ser anuais ou perenes. As espécies mais cultivadas são a lavanda-inglesa (L. angustifolia ou L. officinalis), a lavanda-francesa (L. x intermedia) e a lavanda-espanhola (L. stoechas). Esta última, assim como L. dentata, e L. multifida são largamente utilizadas no paisagismo, enquanto que a lavanda-inglesa e a lavanda-francesa apresentam maior aptidão como medicinal e na extração de óleo essencial para perfumaria.
O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.
As lavandas são excelentes para compor maciços, bordaduras ou pequenas cercas-vivas, mas podem prestar-se como arbustinhos isolados ou em grupos irregulares, perfeitos em jardins de estilo inglês. Não devem faltar também em canteiros de ervas e desenvolvem-se muito bem em vasos e jardineiras. Estas pequenas plantas revelam-se polivalentes, com usos paisagísticos, medicinais, aromáticos, industriais e até culinários. Podemos ainda utilizar as flores secas para embelezar e perfumar arranjos florais e em misturas pot pourri de ervas perfumadas.
Campos de Lavanda - Provence - França
Rústica, a lavanda não é exigente quanto à fertilidade do solo, mas este deve ser muito bem-drenado e receber isolação direta. Pode-se realizar podas leves de formação e adubações ricas em fósforo para estimular a floração. Aprecia o frio mediterrâneo ou subtropical. Tolera a seca, o frio e as geadas, sendo que algumas espécies e variedades toleram o calor tropical. Multiplica-se por divisão da planta, estaquia ou por sementes.
Tem sido vista em muits jardins atualmente... aí vai a dica para compor seu jardim!
Abraços...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Antúrios... eles voltaram com tudo!

Lembro muito bem dos vasos, canteiros de antúrios nas casas das minhas avós e também em muitas das casas das vovós por aí... era muito comum ver essas flores nos jardins... depois de um tempo foram sendo esquecidas, outras flores se destacaram e roubaram a cena... e como no mundo da moda elas como peças de roupas fora de moda foram colocadas no fundo no guarda roupa e esquecidas por longos anos...
Mas ressurgiram a pouco tempo repaginadas, variedades de antúrios melhoradas, novas cores, melhor adaptadas e aos poucos estão voltando aos lares, principalmente no que diz respeito a jardins tropicais... afinal não da pra misturar muito as coisas, assim como vestido de gala não deve ser usado com tênis num jardim francês antúrios não tem vez...
São plantas muito valorizadas ornamentalmente pela cor vibrante de suas inflorescências e de sua folhagem verde escura... é uma flor de corte tropical muito exportada hoje em dia até por causa de sua resistência... até os Emirados Árabes têm importado flores tropicais aqui do Brasil nos últimos tempos valorizando e fortalecendo a floricultura brasileira...


Existem Antúrios de diversas cores, mas as mais encontradas são a branca, o vermelho brilhante, a cor-de-rosa, o salmão e o vermelho-sanguínea.
Exige temperaturas entre 18 à 24 graus, não tolera geadas a não ser que o lugar onde você escolheu para plantá-los seja bem protegido do frio. Gosta de solo fértil e úmido.
A melhor forma de reprodução é a divisão de touceiras, no entanto também pode ser feito através de sementes (é mais comum em viveiros).
Se decidir plantá-lo em canteiros mantenha distância de 50 cm entre uma muda/semente e outra. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano.
Praticamente não ocorrem problemas com doenças...tornando mais fácil ainda o trato com essa bela planta!
Abraços

domingo, 25 de julho de 2010

32° Festa das Cerejeiras - Parque Carmo/SP

Uma vez por ano, a Federação de Sakura e Ipê do Brasil realiza uma festa comemorando a florada das cerejeiras: o "Sakura Matsuri".No dia 1º de agosto de 2010, acontecerá a 32ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo, com shows e apresentações de danças típicas japonesas, além dos tradicionais pratos orientais. Toda a renda é utilizada na manutenção do Bosque.
Como sempre, a atração principal será o "Hanami", a contemplação das flores. E o Bosque das Cerejeiras tem cerca de 1500 pés de sakura proporcionando uma sensação indescritível de bem estar.Aproveitem a oportunidade para apreciar as flores, passear pelo Parque, curtir a natureza e aproveitar a Festa!
Data: 01/08 - 01/08
Horário: 09:00h às 17:00h
Local: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Itaquera
Cidade: São Paulo/SP
Transporte gratuito partindo do Metrô Itaquera

Abraço!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A delicada Frésia...

A Frésia é pertencente à família das Iridáceas, também conhecida em algumas regiões do Brasil por junquilho. Trata-se de uma bela e perfumada flor originária do sul da África. Por suas cores vivas e o marcante perfume. A Frésia é muito utilizada na criação de arranjos florais decorativos. Nos jardins, seu plantio é recomendado em bordadura de canteiros, mas o resultado só será compensador, se houver boa incidência de luz no local.
As espécies apresentam muitas cores, geralmente fortes, que vão desde um azul puro, passam pelo púrpura e chegam ao branco. Reproduz-se por meio de bulbos perenes. Floresce nas regiões de clima frio a temperado, normalmente no final do inverno e prossegue na primavera.
Cultivo
Recomenda-se em locais ensolarados e com clima ameno, pois os bulbos precisam de temperatura fria para iniciarem o processo de germinação. No plantio, o ideal é manter uma distância mínima de 5 a 10 cm entre um bulbo e outro, que devem ser cobertos com terra solta.
Solo e umidade
O ideal é o solo solto, leve e não saturado de água. Regar levemente uma vez por semana durante o primeiro mês.
Época de florescimento
Com boa incidência de luz e regas corretas, as folhas e pendões florais brotarão da metade para o final do inverno, independente da época do ano em que o bulbo foi plantado. O florescimento se prolonga horizontalmente, em todo o pendão floral.
Armazenamento dos bulbos

Os bulbos, quando dormentes, devem ser armazenados em local fresco e ventilado, para que sejam plantados de março a maio. Em cultivos do ano anterior, não é necessário extrair os bulbos do solo, pois a dormência é interrompida naturalmente, voltando a florir na mesma época do ano, ou seja, no final do inverno.
Além de colorir os jardins, também encanta nos casamentos desde nos arranjos até nas combinações com rosas, orquídeas, copos de leite, tulipas, e etc no buquê das noivas pela sua beleza e delicadeza e seu suave perfume...
Fica a dica para as futuras noivas...
Abraços!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Clickarvore: Um click diário a favor da Natureza !!!


Plante sua árvore diariamente e gratuitamente no site do Click Árvore... www.clickarvore.com.br
É facinho, facinho:
O clickarvore é um projeto de reflorestamento da Mata Atlântica feito pela internet, criado pelas ONGs SOS Mata Atlântica e Instituto Ambiental Vidágua em parceria com a editora Abril, com apoio de empresas patrocinadoras.
Para ajudar na recuperação da Mata Atlântica há três opções de plantio de mudas, para acesso o usuário deve se CADASTRAR no site.
- A 1ª opção é a "floresta gratuita" onde o usuário pode plantar uma árvore por dia ( em algumas datas são liberadas mais mudas ), bancada pelos patrocinadores.
- A 2ª é a "floresta paga" onde o próprio usuário paga pelas mudas plantadas.
- E a 3ª opção são os usuários que enviam um projeto de reflorestamento para o site, cujas exigências são de no mínimo 5.000 árvores, e uma área de plantio superior a 3.000m². Técnicos avaliam a viabilidade, ou não, do projeto e liberam as mudas para que o proprietário interessado faça o reflorestamento da área.
Já foram doadas mais de 20 milhões de árvores.
Na sessão "para onde foram suas mudas" o usuário tem uma planilha eletrônica com o número de mudas plantadas, lote, local do projeto, cidade, estado, data do clique, tudo para mostrar a trânsparencia do projeto.
Se você deseja participar entre no site do Clickarvore cadastre-se e plante diariamente sua árvore, é simples e rápido.
A natureza agradece!!!!