domingo, 19 de setembro de 2010

Lavanda...

Plantaçao de Lavanda - Provence - França
O gênero Lavandula compreende um grupo de plantas floríferas, herbáceas ou subarbusivas, que podem ser anuais ou perenes. As espécies mais cultivadas são a lavanda-inglesa (L. angustifolia ou L. officinalis), a lavanda-francesa (L. x intermedia) e a lavanda-espanhola (L. stoechas). Esta última, assim como L. dentata, e L. multifida são largamente utilizadas no paisagismo, enquanto que a lavanda-inglesa e a lavanda-francesa apresentam maior aptidão como medicinal e na extração de óleo essencial para perfumaria.
O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.
As lavandas são excelentes para compor maciços, bordaduras ou pequenas cercas-vivas, mas podem prestar-se como arbustinhos isolados ou em grupos irregulares, perfeitos em jardins de estilo inglês. Não devem faltar também em canteiros de ervas e desenvolvem-se muito bem em vasos e jardineiras. Estas pequenas plantas revelam-se polivalentes, com usos paisagísticos, medicinais, aromáticos, industriais e até culinários. Podemos ainda utilizar as flores secas para embelezar e perfumar arranjos florais e em misturas pot pourri de ervas perfumadas.
Campos de Lavanda - Provence - França
Rústica, a lavanda não é exigente quanto à fertilidade do solo, mas este deve ser muito bem-drenado e receber isolação direta. Pode-se realizar podas leves de formação e adubações ricas em fósforo para estimular a floração. Aprecia o frio mediterrâneo ou subtropical. Tolera a seca, o frio e as geadas, sendo que algumas espécies e variedades toleram o calor tropical. Multiplica-se por divisão da planta, estaquia ou por sementes.
Tem sido vista em muits jardins atualmente... aí vai a dica para compor seu jardim!
Abraços...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Antúrios... eles voltaram com tudo!

Lembro muito bem dos vasos, canteiros de antúrios nas casas das minhas avós e também em muitas das casas das vovós por aí... era muito comum ver essas flores nos jardins... depois de um tempo foram sendo esquecidas, outras flores se destacaram e roubaram a cena... e como no mundo da moda elas como peças de roupas fora de moda foram colocadas no fundo no guarda roupa e esquecidas por longos anos...
Mas ressurgiram a pouco tempo repaginadas, variedades de antúrios melhoradas, novas cores, melhor adaptadas e aos poucos estão voltando aos lares, principalmente no que diz respeito a jardins tropicais... afinal não da pra misturar muito as coisas, assim como vestido de gala não deve ser usado com tênis num jardim francês antúrios não tem vez...
São plantas muito valorizadas ornamentalmente pela cor vibrante de suas inflorescências e de sua folhagem verde escura... é uma flor de corte tropical muito exportada hoje em dia até por causa de sua resistência... até os Emirados Árabes têm importado flores tropicais aqui do Brasil nos últimos tempos valorizando e fortalecendo a floricultura brasileira...


Existem Antúrios de diversas cores, mas as mais encontradas são a branca, o vermelho brilhante, a cor-de-rosa, o salmão e o vermelho-sanguínea.
Exige temperaturas entre 18 à 24 graus, não tolera geadas a não ser que o lugar onde você escolheu para plantá-los seja bem protegido do frio. Gosta de solo fértil e úmido.
A melhor forma de reprodução é a divisão de touceiras, no entanto também pode ser feito através de sementes (é mais comum em viveiros).
Se decidir plantá-lo em canteiros mantenha distância de 50 cm entre uma muda/semente e outra. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano.
Praticamente não ocorrem problemas com doenças...tornando mais fácil ainda o trato com essa bela planta!
Abraços